Blog

Cibersegurança: protegendo os dados da sua empresa

8 de abril de 2021

Felipe Monteiro

Saiba quais são os maiores desafios da área e boas práticas para proteger suas informações

Com a pandemia, muitas empresas tiveram que mudar sua estrutura de trabalho, adotando o modelo home office. Entretanto, o trabalho remoto traz uma série de questões relacionadas à segurança da rede e dos dados do seu negócio

O drástico aumento do número de ciberataques, no último ano, é um sintoma da nova realidade. As invasões a sistemas corporativos no país subiram 330% entre fevereiro e abril de 2020. No entanto, o nosso país já apresentava estatísticas preocupantes: éramos a quarta nação mais afetada por ataques cibernéticos, segundo pesquisa feita pela Kaspersky.

A proteção de dados, pessoais ou corporativos, é um assunto vital. O surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma clara consequência dessa preocupação. Porém, o que as empresas podem fazer para garantir a segurança dos dados que operam? 

Preparamos uma lista com pontos de atenção, citados por Renan Barcelos, gerente de Segurança da Informação da RTM e especialista em cibersegurança, em entrevista ao Distrito. 

 

Cultura Interna

Uma boa segurança de dados começa com a conscientização de seus funcionários. Realizar treinamentos constantes com os colaboradores permite que eles saibam identificar possíveis problemas de segurança e quem notificar, em caso de emergência. 

Reforçar a comunicação sobre condutas seguras e orientar sobre como evitar ataques é fundamental. Atividades de risco, como utilizar o computador da empresa para fins pessoais, compartilhar o aparelho com outras pessoas e revelar senhas, devem ser evitadas a todo o custo. 

 

Crescimento da Cibercriminalidade 

Com o avanço tecnológico, surgem também os ataques cibernéticos, cada vez mais sofisticados e simples de serem feitos. Essa soma de fatores fez com que o ecossistema do crime crescesse exponencialmente e, por isso, é necessário estar sempre atento.

Os cibercriminosos têm explorado o medo da pandemia para criar campanhas de ataques, especialmente de engenharia social. Informações sobre o coronavírus são utilizadas como gancho para disseminar arquivos e links de sites desconfiáveis. Além disso, tentativas de golpes para sequestro de dados, os chamados ransomware, também estão cada vez mais comuns.

 

Monitoramento e Estratégia de Proteção 

Apesar de a maior parte das empresas possuir um programa formal de cibersegurança, elas ainda não contam com uma equipe de monitoramento dedicada e constante 24 horas por dia. Isso gera um ambiente digital sem monitoramento ou resposta aos incidentes à noite, aos finais de semana e feriados. 

Com times enxutos de cibersegurança, é mais difícil ter uma resposta rápida e eficiente frente aos ataques e violações externas. É essencial que gestores de tecnologia tenham uma boa visibilidade da infraestrutura e definam uma estratégia de proteção sólida para evitar problemas no futuro.