Blog

5G – Como essa tecnologia pode ajudar sua empresa

10 de outubro de 2022

Felipe Monteiro

Nos últimos anos, vimos como a tecnologia e a internet foram ferramentas transformadoras para as empresas e pessoas, mudando a forma como nos relacionamos, compramos, vendemos, investimos e aprendemos.

A popularização dos smartphones e o desenvolvimento constante de aplicativos, foram capazes de transformar mercados inteiros, desde transporte, entretenimento, fazendo até mesmo concorrência perante setores com inúmeras barreiras de entrada como, por exemplo, o setor financeiro. 

Hoje, vemos diariamente diversas tecnologias sendo lançadas a fim de simplificar, agilizar e descentralizar inúmeros processos e serviços, beneficiando a vida dos usuários. Mas com tantas invenções e avanços, qual será o próximo passo dessa indústria tecnológica e o que podemos esperar para os anos que se seguirão?

O que é 5G

O 5G é a quinta geração de redes móveis (sem fio), que começou a ser implantada no Brasil no final de 2018. É o sucessor da rede 4G, já tão conhecida e usada em todo mundo.

Seu objetivo é aumentar a velocidade da rede atual trazendo mais rapidez, tornar conexões mais estáveis, obter menor tempo de resposta entre diferentes dispositivos, assim como aumentar a aplicabilidade da internet nos mais diferentes objetos do nosso cotidiano.

Evolução das redes móveis

1G

A primeira geração foi lançada na década de 1980 para ser utilizada nos primeiros celulares da época. A transmissão era analógica, ou seja, utilizava sinais de rádio e a tecnologia se limitava apenas a transmitir serviços de voz entre os aparelhos.

2G

Na segunda geração, a rede móvel passou a ser digital, permitindo várias conversas simultâneas, sem interferência entre elas. Essa evolução já contava com o chamado Global System for Mobile Communication (GSM), o que ajudou a ampliar a sua compatibilidade entre diferentes aparelhos de todo o mundo.

Com o avanço dos aparelhos e das tecnologias de transmissão, se tornou possível tanto a transmissão de dados e de mensagens de textos, como o uso de internet pelos celulares, porém ainda com velocidades e funções bem limitadas.

3G

Em 2001 foi lançado o 3G, que consolidou de vez o acesso à internet por celulares, permitindo a navegação em sites, redes sociais e a troca de e-mails e mensagens.

Ao longo dos anos, essa tecnologia também foi recebendo melhorias como o aumento da velocidade. Enquanto o 2G atingia apenas alguns Kbps, o 3G elevou a velocidade para até 42 Mbps, tornando o acesso mais rápido e popular.

4G

Quase 10 anos após o lançamento do 3G, o 4G enfim foi anunciado. A quarta geração de redes móveis é a que mais usamos atualmente, ampliando as possibilidades que a geração anterior oferecia.

Agora com transmissões atingindo até 300 Mbps, se tornou possível a utilização de serviços que eram possíveis apenas na internet fixa, como a reprodução de vídeos em alta definição, videoconferências com estabilidade, jogos on-line, e uso dos mais variados aplicativos.

5G

Na quinta geração, a capacidade da rede promete ser ainda mais superior. Enquanto antenas 4G suportavam cerca de 10 mil dispositivos por quilômetro, o 5G oferece suporte para mais de 1 milhão de dispositivos simultâneos por quilômetro.

Tudo isso com mais estabilidade e velocidade, permitindo a transmissão de dados pesados mesmo em situações de aglomerações, como shows e estádios lotados.

A quinta geração marcará também a utilização de internet para outros aparelhos, contribuindo para o universo de Internet das Coisas (IoT). Como aparelhos domésticos, casas inteligentes, equipamentos industriais, novas possibilidades de automação, entre outros.

Principais benefícios do 5G

Além da nítida melhoria para o consumidor, a evolução promete trazer uma nova era da digitalização com a chamada Indústria 4.0, contribuindo para a automação e integração de diferentes tecnologias que incluem robótica, inteligência artificial e internet das coisas.

Com uma internet móvel veloz, estável e consumindo menos energia do que as gerações anteriores, é possível que cada vez mais aparelhos, das mais variadas funções e tamanhos, também estejam integrados à internet. Facilitando a vida de gestores, empresários e trabalhadores, que agora poderão ter equipamentos inteligentes, remotos e automatizados, aumentando a produtividade, obtendo melhores resultados e trazendo mais competitividade entre empresas em um mundo cada vez mais conectado.

5G no Brasil

No Brasil, o 5G está presente desde o dia 6 de julho de 2022. Mas apenas 22 das 27 capitais já contam com a nova tecnologia, e 5 capitais da região norte ainda não oferecem o serviço, são elas: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém.

Apesar de já inaugurada , a quinta geração de redes móveis ainda não está disponível em todas as regiões e nem em todos aparelhos. Além de ser necessário que os usuários utilizem celulares modernos que suportem a nova tecnologia, as operadoras ainda estão ampliando o número de antenas para levar a conexão para todas as regiões.

O edital de licitação prevê a ativação de uma antena 5G para cada 100 mil habitantes. Portanto a Anatel estima que o sinal deve ser 100% implantado, incluindo em cidades do interior, até 2029.

 

Ainda veremos muitas notícias e avanços sobre esse assunto, inclusive com o 6G, que já está em desenvolvimento, e promete entregar velocidades próximas a 1 Tb/s .Para continuar por dentro desse e outros assuntos relevantes, acompanhe nossas redes sociais.