Blog

6 Dicas para Começar a Empreender

4 de janeiro de 2022

Felipe Monteiro

Iniciar o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas poucas delas conseguem tirar o sonho do papel. O medo, a falta de planejamento e informação muitas vezes são os inimigos dos grandes negócios que nem chegam a ser criados. Por isso, separamos aqui cinco dicas para incentivar você a finalmente tirar o seu sonho do mundo das ideias e trazer ele para realidade. 

1. Defina muito bem o objetivo e público do seu negócio

É muito importante que você tenha definido o objetivo do seu negócio. O que ele vai oferecer, se serão produtos ou serviços, qual será a faixa de preços, e principalmente para qual público ele será voltado. A importância disso se dá porque tudo no seu negócio será voltado para esses dois pontos. Sua marca, seu logo, os produtos, as cores, a linguagem, tudo. Se você não prestar atenção, se não planejar com cuidado essa parte, sua estratégia de vendas pode sair completamente errada, atingindo um público que não vai comprar seu produto. 

2. Explore e conheça sua concorrência e o mercado

Depois de saber seu objetivo e público alvo, é hora de explorar negócios parecidos com o seu. Consuma os produtos deles, ou os serviços. No que eles poderiam melhorar? Quais os problemas enfretados pelos clientes? O que você poderia fazer melhor? Qual é a tendência para o mercado? Estude bem todos os dados que conseguir das empresas que já existem, e aprenda com elas. Assim você pode se aprimorar com aprendizados de seus concorrentes.

3. Cuide das finanças

Pode parecer óbvio, mas uma das maiores dificuldades das empresas jovens é a desorganização com as finanças. Essa é a hora de ter um fluxo de caixa saudável, além de colocar todas as notas fiscais em um local, e ser a pessoa mais organizada do mundo. Ache o modo que mais te agrada para conseguir organizar a parte de finanças, mas não deixe acumular! 

4. Compareça a palestras e cursos sobre empreendedorismo

Você não precisa ser formado em administração para abrir uma empresa! É claro que ter uma noção básica de como administrar uma empresa, de como empreender, seria o ideal. Por isso, procure eventos do meio, cursos, palestras. Por mais que não seja uma faculdade, são informações muito importantes que podem te ajudar no dia a dia da sua empresa!

5. Invista em algo que você acredite

Trabalhar com o que nós acreditamos nos faz criar um nicho de consumidores que compartilham dos mesmo valores, e que viram clientes fiéis à marca, uma coisa que é extremamente desejável. Além disso, torna-se muito mais fácil você se envolver com a marca, se interessar pela empresa, e sempre se atualizar sobre os produtos e serviços que pode oferecer. Tente sempre trabalhar com aquilo que você sente afinidade, com aquilo que você deseja ver mais no mundo. 

6. Conte com uma assessoria jurídica

Esse parece ser um passo descartável, e muitas empresas com certeza acham que é um investimento desnecessário, mas não é. Uma assessoria jurídica vai te auxiliar em cada passo da trajetória, seja para a proteção ou negociação de ativos como, por exemplo, o protocolo de uma patente. É de extrema importância que você seja amparado e que tenha como tirar suas dúvidas com um time que saiba como fazer todo o processo. 

 

Nós do Sztartup Desk oferecemos um serviço de consultoria com profissionais especializados nesta primeira etapa de start de uma empresa. Com apoio jurídico, fazemos todo o processo de patentes, marcas, desenhos industriais e acompanhamos o seu negócio em qualquer etapa de desenvolvimento. Entre em contato com o nosso time!