Você sabe como calcular o valuation da sua startup? Para todo empreendedor, saber as variáveis da sua empresa ou startup é uma tarefa essencial para obter sucesso. Para isso, uma das principais tarefas é saber calcular o valuation da sua startup. Mas, antes de saber como fazer essa soma, precisamos saber do que se trata.
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Valuation, também conhecido pelo termo “avaliação de empresas”, é uma espécie de parecer a respeito do valor de um determinado negócio, colocando em pauta critérios específicos, para que seja estipulado, visando a possibilidade de que potenciais investidores possam considerar fazer parte do negócio. Essa é mais uma forma de enriquecer sua apresentação para possíveis investimentos externos.Com isso, é preciso entender que tipos de métodos podemos utilizar para realizar esse cálculo.
A partir daqui, podemos entender que não existe forma melhor ou pior, mas sim, a que é mais indicada para o seu modelo de negócio.
Com essa soma, é possível ter essa informação de maneira mais expressa, tendo em vista que ela é mais ligada à parte financeira da empresa. Nesse caso, calcule os ativos que a empresa tem acumulados, como valores e contas a receber, produtos, equipamentos e máquinas, imóveis e qualquer investimento ou aplicação, também entram nessa conta.
Essa opção, apesar de parecer simples, requer mais atenção do que a anterior. Ela se aplica, caso haja interesse da empresa em enriquecer a análise. Basta questionar quanto em valor financeiro seria necessário para fazer uma empresa nos mesmos moldes e parâmetros que a sua. Parece simples, né? Mas, cuidado! Esse formato requer, também, embasamento, pois fatores específicos devem ser levados em conta, como tributos, aluguel e estoque. Resumindo, todos possíveis e principais custos.
Também conhecido como Capital de Risco, esse é o mais indicado para aquelas empresas que já possuem uma atuação mais extensa no mercado. Obviamente, a carga de informações aqui tem um peso maior do que nas opções anteriores. E quais dados temos que ter para isso? São eles: estimativa de faturamento anual, projeção de receita para o ano que o investimento for resgatado. Também é necessário ter uma ideia da margem líquida prevista para esse período. Todas essas informações vão dizer para o investidor se vale ou não a pena injetar dinheiro na startup.
Essas são as maneiras mais utilizadas de como calcular o valuation da sua startup. Em determinados cenários, caso não possua o conhecimento necessário, considere contratar um profissional da área para realizar o cálculo, pois é imprescindível que sua empresa tenha isso em mãos para receber aportes que poderão impulsionar o seu negócio. Restou alguma dúvida? Nos mande uma mensagem!
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