Blog

Como Montar Sua Startup

25 de janeiro de 2022

Felipe Monteiro

Nós do Sztartup Desk decidimos montar para você um guia rápido, prático e fácil em quatro passos sobre como montar a sua própria startup! Você pode consultar quando quiser, e sempre que tiver dúvidas, é só entrar em contato conosco. Vamos lá?

O que é uma Startup?

Uma startup é uma empresa que nasce ao redor de uma ideia inovadora, geralmente no campo da tecnologia, e possui a capacidade de crescimento acelerado e escalabilidade É basicamente uma empresa emergente, com custos de manutenção extremamente baixos, mas que consegue crescer e gerar lucros altos. Você pode saber mais sobre startups no site do Sebrae clicando aqui.

Como Começar Minha Startup?

É claro que sempre quando começamos um empreendimento, queremos ser bem-sucedidos. Ter o máximo de informações possíveis, através de pesquisas, cursos, leituras, tudo é válido e bem-vindo. Agora vamos para os quatro passos para começar a sua startup.

  • Resolva um Problema
    A primeira coisa a se fazer é ter uma ideia que resolva um problema / uma dor do seu público. Para saber se a sua ideia realmente resolve problemas, você precisa fazer um trabalho de pesquisa e teste. Além disso, você precisa pensar se há a chance do seu negócio se desenvolver, e qual é a probabilidade, escalabilidade e o potencial de que isso aconteça.

  • Desenvolva sua Ideia
    Agora, com sua pesquisa em mãos e alguns dados básicos, é hora de estruturar seu Modelo de Negócio, para descobrir quais partes do seu plano são viáveis ou não. Aqui você terá uma representação visual da sua empresa. No site do Sebrae você pode ler mais sobre como montar seu Modelo de Negócio, é só clicar aqui.

  • Crie um Mínimo Produto Viável (MVP)
    Agora é a hora! É o momento de testar se o seu produto ou serviço realmente faz sentido para o público alvo escolhido, para potenciais clientes. Ou seja, é uma versão simplificada do que você realmente vai oferecer quando a empresa estiver em pleno funcionamento. Isso é uma forma de ver como o seu produto/serviço é validado pelo público-alvo, se sua estratégia faz sentido, se as necessidades do consumidor são sanadas através do seu negócio. Isso é uma forma muito interessante de poder rever, caso não der certo, ou aprimorar sua estratégia antes de lançar sua startup no mercado. Caso sinta necessidade, mude seu negócio de direção. Não tenha medo de fazer mudanças drásticas nesta etapa; é para isto que ela serve.

  • Busque Parceiros e Investidores
    Vá a eventos, espaços de coworking, faça cursos, conheça pessoas. Uma rede de contatos é essencial para você ganhar conhecimento e experiência que agreguem no seu negócio. Busque, principalmente, Investidores Anjo, e mentores. A vivência deles contará muito na hora de comandar sua empresa. Claro que isso também não é algo que cai de paraquedas em sua mão. Por isso, participe de programas de aceleração ou pré-aceleração, que colocam você em contato com investidores em potencial.

  • Procure uma Assessoria Jurídica
    Por mais que pareça simples fazer tudo por conta própria, na realidade, não é o que parece. Ter uma assessoria jurídica com você irá te poupar muita dor de cabeça e burocracia desnecessária, além de sempre esclarecer suas dúvidas, o que é extremamente importante para não fazer alguma coisa errada no meio do caminho.

São cinco passos básicos, e em sua essência, simples. No entanto, precisam de uma extrema organização e planejamento. Isso é uma coisa que leva tempo e esforço, portanto não apresse as coisas! Leve seu tempo e tenha certeza de que as coisas estão o mais maduras possíveis antes de colocar sua startup no mercado. 

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time! Além de ter uma consultoria completa de todas as etapas, do começo ao fim, para a criação de uma Startup, também temos vários outros serviços de investimentos com os melhores profissionais do mercado.