Blog

Conhecendo os Tipos de Investimentos

9 de fevereiro de 2022

Felipe Monteiro

Investir sempre foi algo muito mistificado, onde só os mais especialistas e ricos poderiam fazer. Claro que, apesar de haver certos riscos, há formas aumentar a  segurança na hora de investir, ainda mais se você contar com uma empresa de consultoria que o ajudará em todos os passos do processo, garantindo uma análise completa da situação, com opções que cabem no seu bolso. Mas primeiro, é importante que você entenda o básico de cada investimento.

 

Investimento Anjo

O Investimento Anjo consiste em investimento feito por pessoas físicas em empresas emergentes ou iniciantes, mais conhecidas como startups. Os Investidores Anjos, geralmente, são empresários com uma carreira bem sucedida ou profissionais que apoiam as startups não apenas com capital financeiro, mas também intelectualmente, agindo, de certa forma, como um mentor, aplicando sua experiência e conhecimento junto aos diretores da empresa. Por esse motivo, o capital do Investidor Anjo é conhecido como Smart-Money.

Aporte de Capital Direto

O Aporte de Capital Direto significa, basicamente, a quantia de dinheiro que uma empresa recebe e aplica com o objetivo de alcançar alguma meta ou propósito. Os investidores desse aporte fazem parte de um grupo independente de pessoas, e recebem, em troca, parte do lucro da empresa. O aporte pode ser mensal, periódico ou inicial. Então quando uma empresa está financeiramente necessitando de reforço financeiro, ela recorre aos seus investidores para que aportem uma quantia no negócio em questão.

Aquisição de Participação

As empresas fracionam seu patrimônio líquido de um fundo para vendê-lo para investidores. Quando o investidor compra essa participação, que são anunciadas pela internet, instituições financeiras e afins, ele não será dono de um fundo, ele terá frações do fundo na carteira de investimentos. Ou seja, se o investidor decidir comprar o fundo, ele terá que comprar todas as frações desse fundo. O preço será apurado diariamente.

Venture Capital 

Venture Capital, também conhecido como Capital de Risco, é um investimento feito em empresas que têm um alto potencial de crescimento, porém ainda são extremamente novas. Geralmente, o Venture Capital é investido em startups, com o objetivo de ajudá-las crescer e influenciar diretamente no crescimento acelerado e na gestão do negócio.

 

Incubadoras

As incubadoras de empresas são instituições que ajudam empresas (principalmente startups) a darem o pontapé inicial nos negócios. O objetivo principal é fazer com que os negócios sobrevivam no mercado. Para isso, as Incubadoras oferecem apoio técnico nas áreas de administração, gerenciamento e mercado. Há também o incentivo para o desenvolvimento de produtos, assim a incubadora oferece toda a estrutura para a empresa transformar a sua ideia em realidade.

Aceleradoras

As aceleradoras de startups têm como objetivo levar a empresa do estágio em que ela se encontra para um muito mais avançado e em pouco tempo. Em contrapartida a aceleradora adquire a opção de se tornar sócia do negócio visando retorno no longo prazo.,

 

Esses são alguns investimentos que nós da Sztartup Desk apresentamos durante nossa consultoria, com um time especializado que guiará você para o melhor investimento que cabe na sua realidade. Fale agora com o nosso pessoal!