Blog

É melhor investir sozinho ou em fundos de investimento?

13 de maio de 2022

Felipe Monteiro

Investir sozinho ou partir para fundos de investimento? Eis a questão. Talvez seja uma das perguntas mais importantes que já foi feita. E o melhor é que: não há uma resposta certa. Há apenas objetivos, e através deles, você consegue saber qual é a melhor estratégia. 

 

Fundos de Investimento

Ao investir em um Fundo de Investimentos, tenha em mente que você não estará investindo sozinho. 

  • COMO FUNCIONA

Um fundo de uma empresa é dividido em cotas, e essas cotas são vendidas para os investidores. Existem opções para investidores mais conservadores e mais agressivos, e de qualquer modo, você estará comprando uma parte pequena de um fundo, não ele completamente. 

 

  • VANTAGENS

A grande vantagem de investir em fundos através de cotas é que você possui a possibilidade de diversificar sua carteira de investimentos com cotas de diversas empresas, isso sem gastar muito dinheiro. O bom é que, caso algum fundo dê prejuízo, o lucro de outro pode compensar. Esse é um investimento de menor risco e de fácil acesso.

  • DESVANTAGENS

Como você comprará uma cota de um fundo, você terá que lidar com mais pessoas, então terá menos autonomia para tomar suas próprias decisões. Há também alguns custos extras ao aplicar em fundos, como taxa de administração, etc. 

 

Investir Sozinho

É claro que ao investir sozinho, a rentabilidade tende a crescer, mas crescem também os riscos. 

  • COMO FUNCIONA

A primeira coisa é que você precisa ter um bom conhecimento do mercado, e do que você está fazendo. É claro que, ao investir sozinho, a rentabilidade a curto prazo acaba aumentando, e isso pode mudar sua situação financeira em pouco tempo. 

  • VANTAGENS

Você também adquire autonomia para decidir em quais ativos investir, você pode colocar sua própria estratégia em prática, sem se preocupar com outros possíveis investidores. 

  • DESVANTAGENS

A desvantagem é que você terá que arcar com tudo sozinho. Ou seja, se o investimento não der certo, você terá que lidar com prejuízo por conta própria. Esse tipo de investimento é considerado de Alto Risco. 

 

O que é imprescindível nesse cenário é que você tenha um objetivo e saiba exatamente o que quer. Isso é importante porque as duas opções podem lhe dar o mesmo resultado, mas depende de como você quer alcançá-lo.