Foodtechs é mais um dos temas sobre as tech startups, que, como dito anteriormente, nasce com a função otimizar as rotinas de uma área do mercado, através da tecnologia. A partir disso, as soluções são quase que incontáveis, tendo em vista que as possibilidades são cada vez maiores, devido ao avanço tecnológico. Hoje, vamos te ambientar no setor das foodtechs e te mostrar como ele está em constante evolução e que benefícios ele tem trazido e ainda pode trazer para a indústria alimentícia.
São modelos de startups focadas em um setor específico do mercado. Muito antes, tínhamos as empresas, que visavam somente o lucro, mas que tinham muita ligação com o trabalho braçal e isso não deixava muitas alternativas. Mas, com o avanço tecnológico, tivemos a oportunidade de encarar certos tipos de automação e algumas otimizações que servem para deixar para o ser humano, em muitos casos, somente o poder decisório e o acompanhamento do processo.
Podemos tomar como exemplo o controle de estoque de um supermercado. Há alguns anos, tudo era feito “na mão” e, por isso, também era mais suscetível a erros. Com a automação dos processos, é possível diminuir esses desvios de rumo de forma considerável e, com isso, melhorar os resultados no faturamento. Ao final de tudo, podemos, cada vez mais, diminuir a possibilidade de erros humanos e deixar determinadas rotinas sob controle das inteligências que temos à disposição.
São startups, que, como o nome já diz, são focadas em, por meio da tecnologia e inovação, expandir e otimizar o setor alimentício no mercado. Como bem sabemos essa melhoria passa por entender as variáveis do processo e alterá-las para que, com uma modificação detalhada bem-sucedida, seja possível ter resultados exponenciais quando formos olhar para a ponta do lápis.
Para se ter uma ideia, segundo dados da plataforma Distrito, entre 2016 e 2021, o crescimento dessa área foi de 28% na média anual. Além disso, quando ampliamos para o Brasil, esse número sobe para quase 65%. Falando em valores, isso representa investimento de mais de 500 milhões de dólares. Isso só reforça que não é um movimento qualquer, e sim uma forte tendência para os próximos anos.
Para termos uma noção do tamanho do avanço que tivemos e da grande evolução potencial que ainda podemos ter, vamos citar alguns exemplos das novas formas conhecidas de foodtechs que já estão em atuação, após esse avanço:
Esses foram só alguns exemplos de tendências que nascem com as foodtechs, mas temos soluções voltadas para várias outras áreas e à medida que o tempo passa, é provável que surjam ainda mais iniciativas como essas.
Há algum tempo, tínhamos um determinado público aderindo aos movimentos das foodtechs, principalmente ligados à sustentabilidade e otimização. Sobretudo quando falamos dos públicos em faixas etárias 25/34 e que se engajam na proteção ao meio ambiente. À medida em que houver um avanço na aderência a esse movimento, espera-se que ainda mais empresas surjam com esses ideais.
Obrigado por ter estado conosco. Até a próxima!