Blog

Investidor anjo: O que é, como funciona e o que esperar

4 de janeiro de 2022

Felipe Monteiro

Os Investidores Anjos tiveram origem nos Estados Unidos, e possuem esse nome porque seus primeiros investimentos eram em peças da Broadway, onde arcavam com todas as despesas dos espetáculos, assim como sua execução, em troca de seu retorno financeiro. 

O que é um Investidor Anjo, hoje em dia?

Um Investidor Anjo é uma pessoa física, na maioria das vezes profissionais ou empresários que já fizeram uma carreira bem sucedida no mercado. Além de investir financeiramente em empresas que acabaram de “nascer” e possuem grande capacidade de crescimento – as startups –, os investidores anjos também colocam  capital intelectual, ou seja, conhecimento próprio. Eles atuam como conselheiros e tutores, apoiando o empreendedor. Isso acabou ganhando o nome de Smart-Money. 

Como isso funciona? 

Em troca do capital financeiro e intelectual, o investidor anjo recebe uma participação societária minoritária no negócio. Ele não assume nenhuma posição executiva, apenas permanece como conselheiro, orientando os empreendedores nas tomadas de decisões estratégicas da empresa. Isso aumenta a chance de sucesso e o desenvolvimento do negócio. 

O Investidor Anjo não é necessariamente apenas uma pessoa física, pode serum grupo de cerca de dois a cinco investidores. Assim, os riscos ficam diluídos, e os investimentos podem ser maiores. Há o Investidor-Líder que faz a análise do projeto para então passar para os outros investidores. Isso ajuda na dinâmica de reuniões e demandas.  

O que esperar? 

Vale lembrar que esse tipo de investimento é quase como qualquer outro; seu objetivo é aplicar em negócios que tenham alto potencial de retorno, mas que também terão um impacto positivo para a sociedade. Então não é qualquer startup com um bom potencial que vai ter o apoio de um Investidor Anjo. Precisa ser um projeto que atraia a atenção, que gere empregos, que faça algo para a sociedade. 

Marco Legal das Startups

O Marco Legal das Startups é uma lei complementar que tem como objetivo incentivas as startups e empresas iniciantes com perfil inovador. Uma das  novidades do Marco é o reconhecimento legal de que o Investidor Anjo que não atua na administração da empresa, não é responsável pelas dívidas, o que mitiga os riscos do investidor. Apesar dessa posição, o Investidor anjo poderá ter  papel consultivo, e bem comoter acesso a contas, estoques, balanços, caixa da empresa, etc.

Por não ser simplesmente um investidor comum, ele tem um apelo diferente dentro do funcionamento da empresa. É esperado que sua opinião e conselhos sejam levados em consideração, até porque sua bagagem e vivência são extremamente valiosas. 

 

A Sztarup Desk é uma empresa especializada em investimentos e startups. Você consegue ter o melhor time dos dois âmbitos em um único lugar, para auxiliá-lo na opção de investimento que mais se adequa à sua realidade. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!