O modelo híbrido tem se mostrado como uma alternativa promissora para a nova realidade das empresas, que precisam exercer suas atividades, mas sem ter tantos custos de manutenção. Essa pode ser uma nova realidade interessante, tanto para o empresário, quanto para o colaborador. O mercado de trabalho está em constante mudança e aprimoramento. E dentre essas empresas, temos startups que podem ser consideradas as mais próximas do trabalho digital e que talvez tenham mais aptidão para aderir trabalhos a distância e sob demanda. Hoje falaremos sobre o modelo híbrido e como as Startups podem se adaptar a essa realidade, que além de promissora, aparenta ser o futuro do mercado de trabalho
Antes de começarmos, precisamos entender a diferença entre presencial, híbrido e remoto. O trabalho presencial é o que já conhecemos tradicionalmente, se tratando do modelo em que o colaborador se desloca diariamente para a empresa e presta seus serviços. A modalidade remota funciona bem diferente, pois é 100% a distância e permite que o funcionário more distante da empresa. Nesse caso, o modelo de trabalho é adaptado para tanto e o ambiente é 100% digital. O trabalho híbrido é uma mistura dos dois modelos anteriores. A ideia é que o colaborador não vá para a empresa só por uma rotina e sim em dias pontuais. Geralmente, esses dias servem para realizar alinhamentos e reuniões, para que de suas residências, eles possam realizar suas tarefas operacionais.
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O olhar para esse modelo foi mudando com o passar do tempo. Antes da pandemia, encarava-se como algo distante, por ser desconhecido. Com a chegada do lockdown, as empresas foram forçadas a se adaptar a esse modelo, pois eles tinham que escolher entre aderirem ao modelo remoto e sob demanda ou não atuarem.
A partir desse cenário, o trabalho remoto ganhou força e o home office se tornou tendência, principalmente entre os funcionários, pois agora, as pessoas já poderiam trabalhar a partir das suas casas e nos seus moldes, sem precisar se preocupar com deslocamento, que muitas vezes pode ser um fator estressante.
Essa modalidade de trabalho vem crescendo cada vez mais. Segundo um estudo feito pelo Google Workspace em parceria com IDC Brasil, em 2021, 44% das empresas utilizavam o formato híbrido, enquanto em 2022 subiram para 56%. As estimativas para 2023 são altas. No caso das Startups, esse número tende a ser ainda mais expressivo, já que, como dito anteriormente, devido a sua proximidade com a tecnologia, grande parte do trabalho pode ser feito de forma online e colaborativa. Em contrapartida, a empresa que decidir não se adaptar a isso, arrisca obter rejeição por parte dos candidatos, já que o remoto é tendência.
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