Blog

North Star Metric: como usar no seu negócio?

26 de janeiro de 2023

Felipe Monteiro

A North Star Metric é um dos principais parâmetros, quando pensamos em uma empresa que entende bem seus objetivos. Não se trata apenas de fazer um bom trabalho, mas entender em que ponto está e onde se quer chegar. Oriunda do Vale do Silício, essa é uma métrica que funciona como uma espécie de estrela-guia do seu negócio. Hoje, vamos te apresentar esse conceito e como você pode aplicá-lo no seu projeto.

 

O que são métricas?

 

Podemos definir métricas como medidas quantificáveis que, através da sua consulta, podem servir de mapa para melhorar os resultados. No ambiente digital, elas são essenciais para saber se está indo no caminho certo. Por exemplo, se eu utilizo um formato de postagem e tenho uma média de 30 curtidas, enquanto que em outro eu tenho 100, dá pra saber que o segundo tende a ter mais aderência com a minha audiência. Claro que não é tão simples assim. É necessário que haja inteligência na hora de interpretar os resultados, para que se possa alcançar ainda mais evolução nesses números.

 

LEIA TAMBÉM: Como calcular o valuation de uma startup?

 

O que é North Star Metric?

 

Agora que já sabemos o que são métricas, precisamos entender a principal delas. A North Star tem a função de ser a junção do que se espera do público, traduzido em uma única métrica. Ela é uma espécie de métrica referência. Geralmente, ela é usada para saber se a empresa está no caminho certo, de acordo com os princípios e valores que estabeleceu em planejamento. A partir disso, não significa dizer que as outras informações serão ignoradas, mas essa é a principal e ela precisa estar sempre em prioridade de crescimento, pois conversa muito com a função do negócio em questão.

 

Exemplos

 

Podemos encontrar casos de empresas grandes que utilizam essa métrica e você vai observar que ela condiz exatamente com o posicionamento da marca. O WhatsApp, por exemplo, tem como sua North Star o número de mensagens enviadas. Já o Facebook utiliza a quantidade mensal de usuários, enquanto que a Uber prefere a métrica do total de corridas diárias concluídas. Com isso, percebemos que se essa métrica está aumentando e  os objetivos da marca estão sendo seguidos. A exemplo do AirBnb, eles não utilizam o número de usuários ativos e sim a quantidade de noites reservadas, pois entendem que dessa maneira, vão se aproximar dos seus valores..

 

Como encontrar a sua North Star Metric?

 

Para chegar a essa métrica, você precisa entender se ela vai ser de acordo com o seu negócio. Imagine que você busca trabalhar com manutenção de celulares e deseja ser conhecido como o melhor no seu segmento, na região que opera. Duas boas opções de North Star são: o número de pessoas que chegaram ao seu negócio por indicação ou até indo por um caminho mais simples, o número de usuários que retornaram. “Pisando” um pouco no senso comum, ninguém indica o que não gosta. Caminhos como esse, vão te mostrar que você está no caminho certo para ser o líder no seu segmento. 

Como dito acima, toda métrica é válida, mas a North Star serve para sempre te manter próximo do seu planejamento, para que a empresa não perca o rumo estabelecido outrora. Se você deseja trabalhar com uma empresa especializada em assessoria jurídica e que vai tratar o seu negócio com seriedade e profissionalismo, fale conosco!

Obrigado por ter lido até aqui. Até logo!