Blog

O que é Break-even?

11 de janeiro de 2023

Felipe Monteiro

O break-even é uma métrica que faz parte de um dos momentos mais decisivos de várias empresas. Principalmente, quando pensamos que a mola central de qualquer organização é o dinheiro. A partir disso, é necessário saber se um negócio será lucrativo ou não. Hoje, vamos te explicar de que forma o break-even pode ajudar a mapear quando é o momento de seguir ou não com aquele projeto.

 

Significado

 

Também conhecido como Ponto de Equilíbrio, Break-even é o exato momento em que as receitas da empresa se equiparam às despesas. Ou seja, ela anda com as próprias pernas e não tem mais prejuízos. Mas, também não quer dizer que tenha lucros. Por isso, o termo. É o momento de pensar se vale a pena seguir com o negócio. Mas, por que esse dado? Vamos comparar com um jogo de aposta, que você entrou com um valor, perdeu parte dele e agora conseguiu recuperar e chegar ao 0x0. Você tem a opção de sair daquela aposta e não perder nada. Ou pode continuar e arriscar perder tudo ou ganhar mais. Claro que no caso do mercado, nós podemos controlar bem mais fatores do que em uma aposta, mas foi apenas para exemplificar.

 

Como calcular?

 

Antes de realizarmos a conta, temos que entender o que é calculado. As despesas fixas são a primeira variável a se considerar. Logo, aluguéis, água, energia,  salários de funcionários, hospedagem de site, mensalidade de domínio, entre outros são gastos que independem de lucro. Para o funcionamento da empresa, eles são necessários. Essa é a primeira parte da conta. 

A segunda é a receita, que pode ser entendida como o que vem das vendas. Mas, não confunda receita com lucro. O lucro só se tem quando já se pagou tudo e ainda restam recursos. Mas, falaremos disso outro dia. O break-even se trata do exato momento em que essa balança se equilibra e o empreendedor precisa tomar a decisão se ainda é válido buscar o lucro ou encerrar as atividades por ali e partir para outro projeto.

Lembrando que nem sempre essa decisão tem o peso que imaginamos, pois em muitos casos, o negócio tem a participação de investidores ou investidores anjo. Sendo assim, é necessário fazer uma análise e saber, pois isso pode pesar, tanto para um lado, quanto para outro. Além disso, deve-se tomar cuidado com o período em que se faz o cálculo, já que em muitos setores, a sazonalidade influencia na receita. Logo, não pegue, por exemplo, um faturamento de black friday para medir seu break-even.

Métricas como essa são essenciais no tempo de vida de uma empresa e não se atentar a esses detalhes pode custar muito caro. Te agradecemos por ficar até aqui e nos vemos em breve. Até logo!