O termo Startup Unicórnio foi utilizado pela primeira vez em 2013 pela fundadora da Cowboy Ventures, Aillen Lee, e foi descrito como empresas que valorizaram mais de 1 bilhão de dólares antes de abrirem capital na bolsa de valores.
Inovar no mercado em que atua é uma das principais características de uma startup unicórnio. Atualmente basta olhar para os serviços e empresas que fazem parte da sua rotina, e provavelmente perceberá que está diante de uma solução criada por uma startup Unicórnio. Já parou para pensar que a maneira que solicita os serviços atualmente é de forma completamente diferente que há 5 (cinco) anos atrás ?.
Uma startup unicórnio, é uma empresa privada com avaliação superior a 1 bilhão de dólares, antes mesmo da realização de um IPO (initial public offering), ou seja, antes de ser listada na bolsa.
O que antes era um acontecimento raro, hoje com o amadurecimento do mercado das startups em todo o mundo é um marco cada vez mais comum.
Segundo o ranking da CBInsights, até agosto de 2022, foram registradas 1.182 startups unicórnios pelo mundo, com um valor de mercado somado em mais de US$ 3.8 trilhões.
Existe também variantes de um unicórnio, os decacórnios, que são empresas avaliadas em mais de US$ 10 bilhões, e os hectacórnios, avaliadas em mais de US$ 100 bilhões.
Antigos unicórnios incluem Airbnb, Facebook, Google e Nubank. Essas empresas, por já terem realizado o IPO e estarem no mercado de ações, não serão listadas neste ranking.
O que antes era um diferencial, hoje é um pré-requisito.
O Airbnb, por exemplo, trouxe inovação na maneira como alugamos uma hospedagem, permitindo a qualquer pessoa disponibilizar ou reservar acomodações ao redor do mundo. Tendo como diferencial alternativas de hospedagens tradicionais, que vão de casas e apartamentos em bairros residenciais em mais de 190 países.
A maior parte dos unicórnios investe em tecnologia, área que vem crescendo a cada ano e com enorme potencial.
Mesmo não sendo uma regra, é um investimento essencial quando pensamos em inovação, item extremamente necessário para os unicórnios.
Para garantir uma melhor experiência para seus potenciais clientes, é item de primeira necessidade para qualquer unicórnio. Serviços, produtos e soluções devem ser pensados para garantir a melhor experiência do usuário.
Dentre as principais e mais populares Startups do mundo temos:
SpaceX – US$127 bi (Estados Unidos)
SHEIN – US$100 bi (China)
Canva – US$40 bi (Australia)
Epic Games – US$31.5 bi (Estados Unidos)
Discord – US$15 bi (Estados Unidos)
Sumup – US$8 bi (Reino Unido)
Rappi – US$5.25 bi (Colômbia)
1° QuintoAndar – US$5.1 bi (Campinas)
2° C6 Bank – US$5.05 bi (São Paulo)
3° Creditas US$4.8 bi (São Paulo)
4° Nuvemshop US$3.1 bi (São Paulo)
5° Wildlife Studios – US$3 bi (São Paulo)
6° Loft – US$2.9 bi (São Paulo)
7° Unico – US$2.6 bi (São Paulo)
8° CloudWalk – US$2.15 bi (São Paulo)
9° Loggi – US$2 bi (São Paulo)
10° Olist – US$1.5 bi (Curitiba)
Com um cenário econômico favorável para que startups se tornem unicórnios, o Brasil atraiu o olhar de grandes investidores e a estimativa é que o número de unicórnios não pare de crescer por aqui.
A Sztartup Desk tem uma equipe de profissionais mais experientes do mercado prontos para auxiliá-lo, prestando assessoria jurídica, em investimentos, criação de startups e muito mais! Entre em contato conosco!
Fonte: cbinsights