A interação do seu negócio com grandes empresas ou startups pode trazer mais benefícios do que você imagina.
De um lado, as startups, com uma estrutura leve, desenvolvimento ágil, sem muita burocracia organizacional, porém com limitações de capital e acesso ao mercado. Do outro, as grandes empresas, que têm robustez, credibilidade e maturidade de processos, porém uma estrutura complexa e pressões que acabam por dificultar o incremento da inovação.
Quem acredita que esses dois tipos de empreendimentos tratam-se de rivais, não poderia estar mais enganado. Apesar de terem características bastante análogas, a relação entre uma startup e uma grande empresa tem tudo para ser de benefícios mútuos, o famoso ganha-ganha.
Enquanto as empresas passam a ter acesso à uma inesgotável fonte de novas ideias e oportunidades de negócio e receitas, as startups podem se beneficiar amplamente dos recursos e da experiência de mercado e funcionários que somente as grandes empresas podem oferecer.
Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a narrativa de “os opostos se atraem” não é, nem de longe, a receita infalível para o sucesso de uma relação comercial como essa.
O relacionamento entre esses dois polos empreendedores envolve um choque de cultura que necessita de muito cuidado e atenção para prosperar, caso contrário, o resultado será frustração para ambos os lados. É necessário alinhar muito bem as expectativas e a forma de operação dos envolvidos e criar mecanismos eficientes com foco em resultados.
Alguns tipos comuns de interação entre empresas e startups são:
Uma boa forma de iniciar esse movimento de aproximação, a parceria comercial permite que, uma vez parceira, a empresa possa aproveitar o potencial inovador da startup. Isso inclui novas soluções de negócios e melhorias em processos operacionais de rotina.
Ao desenvolverem um programa piloto juntos, tanto startup quanto empresa conseguem testar o sucesso da interação entre ambos em um ambiente controlado, que possui um tempo de duração até o seu término. Assim, ambas verificam a capacidade de se darem bem e ajustarem seus processos internos de forma vantajosa para todas as partes.
Modelo mais clássico, acontece quando a empresa realiza um aporte de recursos em startups que estão em busca de investimento. Futuramente, a empresa pode, inclusive, adquirir em definitivo as soluções que trouxerem um maior impacto positivo para o empreendimento, gerando uma vantagem competitiva da empresa em relação aos seus concorrentes.
Independente do caminho que o seu negócio opte por seguir, uma coisa é certa: tanto startups quanto grandes corporações podem contar com as soluções da Sztartup Desk. Entre em contato conosco para saber mais.