Blog

Qual a importância do networking para Startups?

14 de março de 2023

Felipe Monteiro

O mercado de Startups é conhecido por ter bastante ligação com o investimento e principalmente pela presença de investidores anjo  que auxiliam a empresa crescer por meio da injeção de capital. Cl. Você já parou para pensar, como é possível que esses investidores conheçam essas Startups? E ainda depois disso, como acontece para que elas tenham acesso às melhores oportunidades de crescimento e investimento? É por meio do networking. Hoje, falaremos sobre a importância do networking para a criação e avanço das Startups. 

 

O que é networking?

 

Sabe quando você ouve uma propaganda de algo e pensa em comprar, mas sempre dá preferência ao serviço que é indicado por alguém que você conhece? Ou quando você precisa dar manutenção no seu carro e não conhece um mecânico. É bem provável que você dê preferência a indicação de um amigo quanto a um profissional qualificado e que não cobre preços exorbitantes. Da mesma forma, funciona no mercado, tanto de trabalho, quanto corporativo. E assim nasce o networking. Mas, não devemos confundir com network, que é o significado de rede de contatos. Networking é o exercício de gerir e expandir a sua rede de contatos. 

A partir disso, temos o cenário das Startups que em seu início, já dependem de networking para alcançar investidores anjos, por exemplo, que serão fundamentais para o crescimento do projeto. E mesmo depois de já investido, é necessário ter os contatos certos para que se possa otimizar o investimento. 

LEIA TAMBÉM: Como calcular o valuation de uma startup?

 

Como o Networking pode potencializar a sua Startup? 

 

Em muitos casos, as pessoas envolvidas em um projeto são especialistas daquela área, mas não conhecem a realidade do mercado corporativo. Para esse tipo de situação, surge o Smart Money ou somente o Smart Na prática, mentorando a Startup para que esta possa alcançar os objetivos que possui. Já o Smart ocorre quando um mentor dedica parte de seu tempo para gerar valor para a Startup, o que pode ocorrer através de questões práticas ou ilustrativas.  Em ambos os modelos, o investidor ou o mentor podem ter relacionamentos avançados com empresas e outros investidores,   de modo a abrir caminhos para que aquele negócio tenha sucesso, seja indicando para parcerias promissoras, levando a eventos que têm potencial de trazer negócios potenciais ou até mesmo fazendo interagir com partes interessadas. 

Essa é uma modalidade de investimento bem recomendada e atual, pois além de ter o recurso, otimiza o valor que é injetado. Dentre as outras formas, ela é a que mais vai agregar networking ao projeto, fazendo com que as coisas aconteçam para aquele negócio. 

Obrigado por estar conosco hoje e até a próxima!

 

LEIA TAMBÉM: Assessoria Jurídica: O que é e qual a importância para sua empresa