Entenda como a proteção de ideias pode fazer diferença no sucesso de qualquer empreendimento.
Por terem como core de negócio ideias inovadoras, é fundamental que as startups estejam sempre atentas para questões de registrabilidade como patentes e desenhos industriais. Essas questões e muitas outras compreendem o campo da Propriedade Intelectual, um assunto que muitas vezes é encarado com resistência pelos empreendedores.
Ter a proteção de direitos dos produtos ou serviços inovadores da sua empresa gerará não só uma maior segurança e manutenção do seu diferencial de negócio como, em alguns casos, aumentará seu valor e oportunidades de captação de recursos.
Se você ainda está na dúvida sobre a importância deste assunto, separamos alguns motivos pelos quais a proteção da Propriedade Intelectual deve estar na sua lista de prioridades:
Todo o produto ou serviço tem um criador. E justamente por isso, é fundamental que o pai (ou a mãe) da ideia que norteará o seu negócio, independentemente de quem for, ceda os direitos de uso da criação para a Startup. Isso evitará que a pessoa possa, futuramente, querer reivindicar esses direitos que não são de sua propriedade e prejudicar os negócios da empresa.
Uma vez no mercado, seu produto ou serviço terá um nome, uma marca, que permitirá que seus consumidores possam distingui-la da concorrência. Registrar essa marca perante o INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, evita que concorrentes do mesmo mercado utilizem nomes semelhantes, garantindo a individualidade da sua marca.
Além disso, em alguns casos, produtos ou serviços inovadores podem ser passíveis de proteção nas formas de:
Patente: Uma patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, que garante que aquilo que foi patenteado não possa ser reproduzido por terceiros sem a autorização prévia de seus criadores.
Programa de computador (ou um SaaS): Ainda que esta modalidade independa de registro para garantir direitos ao seu titular, é importante que a Startup possua provas da criação de seu software para protegê-lo.
Apesar de as Startups terem um ritmo acelerado e muito dinâmico, a construção de estratégias e processos envolvendo a Propriedade Intelectual pode assegurar a elas diversos benefícios. Um deles é que contratos sejam negociados e firmados nos melhores momentos para a empresa.
Outra vantagem é permitir que a exploração de recursos intelectuais seja feita de forma livre de infrações e, além disso, garantir que os resultados desta utilização possam ser protegidos em nome da Startup para garantir sua exclusividade de uso.
É sempre importante falar sobre este assunto e lembrar que a proteção de cada direito não deve ficar para depois, e sim, ser avaliada com frequência, evitando que o seu negócio seja facilmente copiado ou imitado por outras empresas mais cautelosas e ágeis. Para isso, conte sempre com as soluções do Sztartup Desk.