Blog

Startups no Metaverso: saiba mais

15 de fevereiro de 2022

Felipe Monteiro

O Metaverso foi estabelecido pelo Facebook como o novo nome da marca em 2021, abrindo um espaço online de realidade virtual onde, agora, as empresas estão prontas para investir e se reformular. As startups estão desenvolvendo suas próprias versões para serem lançadas nessa plataforma, e assim atraírem esse público novo e diversificado.

O que é o Metaverso?

O Metaverso é uma plataforma parecida com os filmes de ficção científica como Jogador Nº1 e Matrix, onde a pessoa está imersa em um mundo virtual, vivenciando novas experiências na realidade virtual. O Facebook, agora Meta, está apostando em seu espaço virtual, que no futuro, será um espaço compartilhado com vários outros, criando um metaverso de RV exclusivo. 

O Metaverso conta com sua própria moeda, com NFTs (tokens não-fungíveis, ou seja, versões únicas de um produto digital), terrenos digitais que podem ser comprados por empresas, etc. Qualquer artista, ou pessoa, pode “mintar” (criar) um NFT, um produto digital, que é vendido dentro da plataforma e só pode ser usado no Metaverso. 

Startups brasileiras no Metaverso

Empresas de educação que já utilizavam o mundo digital para o aprendizado estão apostando na realidade virtual que o Meta proporciona para uma expansão significativa não só dos investimentos, mas em sua capacidade de entregar o seu produto.

Em um ambiente de realidade virtual, a sala de aula não é mais algo tão distante mesmo em casa, e há a possibilidade de, por exemplo, para estudantes de medicina, de examinarem um corpo virtual, com todas as facilidades que a tecnologia trás para a sala de aula. 

Os formatos de publicidade e divulgação estão sendo altamente desenvolvidos para  a realidade virtual do Metaverso. Algumas empresas já estão trabalhando e construindo avatares para celebridades, filtros no Instagram, peças de roupa NFT para fotos, o aparecimento de NFTs no geral, ações que fazem com que o público consiga emergir  e interagir no espaço virtual proposto pelo Meta. 

Tudo aponta para uma mudança drástica nos próximos anos na questão de geração de conteúdo, sendo o Metaverso o principal objetivo de publicidades, influenciadores e das empresas que querem alcançar as massas.

 

Quer saber mais sobre como investir no Metaverso? Fale com o time da Sztartup Desk, os melhores profissionais da área prontos para assessorar em cada passo do seu investimento!