Blog

Tendências para investimentos e Startups em 2022

11 de janeiro de 2022

Felipe Monteiro

A pandemia do coronavírus modificou o mundo  que conhecíamos. A COVID-19 pode até passar, mas o impacto que ela causou em todos os segmentos do mercado continuarão por um tempo, até serem novamente desenvolvidos em outras circunstâncias. 

Somente nos primeiros seis meses de 2021, houve um crescimento de 35% de novos negócios (cerca de 2,1 milhões), em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com os dados do Sebrae. Essa curva está longe de descer e mostra que continuará sua escalada em 2022. 

Há uma previsão para 2022 sobre cada segmento de tecnologia relacionada às Startups, como Fintechs, as Healthtechs, além de uma tendência de negócios e investimentos gerais. Vamos dar uma olhada? 

Healthtechs

A saúde ficou em completa evidência nos últimos dois anos, por causa da pandemia. E não apenas isso, mas também há uma onda de autocuidado e sobre como precisamos estar em contato com médicos e cuidadores. 

Como não há um fim exato para a pandemia, é claro que o desenvolvimento da tecnologia voltado para o coronavírus é uma das grandes apostas. O teste rápido para o COVID19, por exemplo, foi uma das grandes novidades. O teleatendimento disparou durante os períodos de mais restrição, e alguns médicos como psiquiatras, psicólogos, ou consultas de rotina preferiram continuar por adotar esse método. 

Fintechs

As fintechs entraram em ação como um auxílio, principalmente para a área bancária. Com a pandemia veio a necessidade dos bancos de possuírem toda a sua atividade em um sistema digital completo, para que, mesmo que a agência física fosse incapacitada de abrir, tudo pudesse funcionar remotamente. As fintechs entraram em cena com a facilidade de acesso em pagamentos online, transações, e acabaram por mudar todo o cenário financeiro, fazendo as organizações bancárias terem que se modificar para atender esse novo público mais ágil e remoto. 

Logística

Com o fechamento temporário das lojas com períodos de quarentena e o congelamento do comércio físico, ainda havia a necessidade de movimentação do mercado e do cliente receber sua encomenda. Com startups direcionadas ao e-commerce, os consumidores passaram a receber suas mercadorias com menor tempo de espera, tanto produtos nacionais como internacionais. 

Outras Tendências

  • Um ponto cada vez mais está sendo levado em consideração, é a questão do meio ambiente e o que sua empresa, seu investimento, sua startup está fazendo para diminuir o impacto sócio-ambiental que causa ao produzir um produto ou oferecer um serviço. Com isso vem toda a cultura de comidas orgânicas, carnes com carbono zero, comidas à base de plantas, empresas com diminuição da pegada de carbono, etc.

  • Há uma mudança na educação infantil, onde a criança entra em contato com diversos públicos e nichos, através da tecnologia. Isso aproxima cada vez mais a criança e o mundo digital, deixando inclusive seu aprendizado mais personalizado, desmistificando a ideia de que isso é um ponto negativo para o aprendizado. 
  • Tudo será um serviço, ou seja, as terceirizações e assinaturas de coisas que antes nos planejávamos para comprar por um longo tempo, como casas, carros, móveis, brinquedos infantis, agora fazem parte de uma nova onda de pacotes por assinatura, ou aluguéis. Você paga uma quantia por mês, mais barata do que se comprasse o item parcelado, e o usa por um período. Isso é mais vantajoso do que ter um carro próprio, por exemplo, em alguns casos. 

Essas são apenas algumas apostas para o ano de 2022, que promete mudanças significativas para os investimentos digitais e startups. Fique ligado no nosso blog para não perder nenhuma oportunidade ou novidade!